Histórico

No espaço onde funciona a Escola Municipal Recreio, sempre existiu uma unidade de ensino particular. Desde a década de 80 esse espaço vem educando pessoas da comunidade de seu entorno, oferecendo diferentes modalidades de ensino, porém a escola foi desativada e o espaço posto à venda.

Em 2006, esse espaço foi adquirido pela Secretaria Municipal de Educação para o funcionamento de uma escola que atendesse os alunos oriundos do Colégio Central Municipal, devido ao cancelamento da parceria entre Igreja Central e Prefeitura. Após esse processo, os professores dessa escola foram transferidos para a Escola Recreio, que em 2006 se municipalizou.

Foram momentos muito difíceis, pois a escola ainda se encontrava em reforma no início do ano letivo. Assim, os professores montaram acampamento embaixo das árvores da então Praça Menino Deus, que hoje é espaço da igreja São Francisco, para realizar a matrícula de alunos novos e realizar as reuniões de planejamento. Essas reuniões de planejamento ora eram realizadas nesse espaço, ora em casas ou em outras escolas.

No decorrer de seu funcionamento, a Escola Municipal Recreio enfrentou novos desafios, e um dos principais problemas foi a dependência financeira com a SME, pois ainda não tinha sido efetivado o registro de funcionamento legal, implicando não recebimento dos recursos do PDDE. Para enfrentar esse problema, o grupo pensou em realizar o primeiro evento para arrecadar recursos para a escola, já que a SME só podia enviar o básico. Esse evento ficou conhecido como a I Arraiá da Recreio, que se tornou um evento cultural permanente para toda a comunidade do entorno da escola.

Nesse percurso, foi possível legalizar o Conselho Escolar e registrar formalmente essa unidade de Ensino sob o número 031/2006. A partir de então, passou a receber os recursos do PDDE. Hoje contamos com um grupo de funcionários do administrativo e pedagógico que ainda luta para que a Escola Municipal Recreio possa se tornar uma escola verdadeiramente de qualidade. Com o esforço desse grupo e dos alunos, alcançamos o Ideb 5.1 em 2009, ultrapassando o recomendável para este ano. O grupo sabe que ainda tem muito que melhorar nessa aventura humana de buscar sempre se ultrapassar como ser humano no mundo e para o mundo.